Agência Panafricana de Notícias

Washington condena ataques do Exército sul-sudanês contra acantonamento da oposição

Washington, Estados Unidos (PANA) – O Governo norte-americano condenou, segunda-feira, os recentes ataques perpetrados pelo Exército de Libertação do Povo do Sudão (SPLA), que destruiu uma zona de acantonamento da oposição em Numatina, na localidade de Wau, no Sudão do Sul.

Um comunicado de imprensa publicado pelo porta-voz adjunto do Departamento de Estado norte-americano, Mark C.Toner, declara que estes ataques se seguem a uma concentração de tropas e material militar do SPLA na localidade.

Este ato constitui uma "violação flagrante" das disposições do cessar-fogo permanente à escala nacional, que foram aceites por todos os signatários do acordo de paz, indica a nota.

« Tomamos nota de relatórios credíveis de que a oposição e atores armados associados atacaram recentemente as forças governamentais e os civis na localidade. Nós condenamos estas ações, que constituem igualmente uma violação do cessar-fogo. Apelamos às partes para respeitar o cessar-fogo e o mecanismo de controlo das medidas de segurança transitórias para investigar sobre as circunstâncias destes incidentes”, indicou

Os Estados Unidos exortaram todas as partes a resolver as suas divergências pelo diálogo, exigindo que as ligadas à aplicação do cessar-fogo e ao acantonamento sejam submetidas ao controlo conjunto e à avaliação da Comissão e dos outros mecanismos pertinentes enunciados no Acordo sobre a Resolução do Conflito na República do Sudão do Sul.

« Não existe uma solução militar para os conflitos no Sudão do Sul. Apelamos a todas as partes para respeitar os seus compromissos de aplicar totalmente as disposições do acordo de paz”, sublinharam os Estados Unidos.

-0- PANA MA/MTA/BEH/FK/IZ 12abril2016