Agência Panafricana de Notícias

Wade prossegue concertações sobre crise política na Mauritânia

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- O Presidente senegalês, Abdoulaye Wade, continua esta sexta-feira intensas consultas, iniciadas à sua chegada a Nouakchott quinta-feira à tarde, com os protagonistas da crise política e institucional nascida do golpe de Estado de 6 de Agosto de 2008.
Por ordem cronológica, o Presidente senegalês reuniu-se com Ba Mamadou, Presidente da República interino, com os membros do Conselho Constitucional, com o Presidente da República derrubado, Sidi Ould Abdallahi e com Mohamed Ould Maouloud, responsável das Relações Externas no seio da Frente Nacional para a Defesa da Democracia (FNDD, oposta ao golpe de Estado).
Wade encontrou-se ainda com Ahmed Ould Daddah, presidente da Coligação das Forças Democráticas (RFD, oposição sob o regime derrubado) e favorável à candidatura do chefe da Junta, Mohamed Ould Abdel Aziz, às presidenciais de 18 de Julho próximo.
No centro das discussões esteve a aplicação do Acordo Quadro de Dakar para um regresso inclusivo à ordem constitucional, assinado a 2 de Junho último, e que prevê a formação dum Governo Transitório de União Nacional, duma Comissão Eleitoral Independente (CENI) consensual e eleições presidenciais a 18 de Julho.
Os protagonistas da crise mauritana divergem sobre o rumo que deve ser reservado ao Alto Conselho de Estado (HCE), cujo Presidente derrubado e as forças anti-golpistas pedem a dissolução, contra a vontade do campo do general Abdel Aziz.