Agência Panafricana de Notícias

Wade promete fim de cortes de energia para setembro no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) – O chefe de Estado senegalês, Abdoulaye Wade, anunciou quinta-feira, em Dakar, o fim dos cortes de energia elétrica para o mês de setembro próximo, indicando que a distribuição de eletricidade conheceu uma melhoria nos últimos dias no país.

O Presidente que se dirigia aos Senegaleses anunciou a instalação de centrais elétricas novas dentro de três anos e a reabilitação das centrais existentes, acrescentando que a Empresa Nacional de Eletricidade do Senegal (SENELEC) necessita de "cuidados intensivos", devido à deterioração dos seus equipamentos, à falta de manutenção, à má rede de abastecimento e a "uma precariedade financeira".

Ele revelou, além disso, que, no quadro do programa de eletrificação rural cujo financiamento já foi obtido, está previsto fornecer energia a 400 aldeias para elevar o número de aldeias eletrificadas para 14 mil e 100 das 28 mil em três anos.

« Pensamos que até ao início do próximo ano letivo, no mês de setembro, os cortes de corrente serão apenas uma má lembrança », disse.

Recorde-se que, na noite de 27 de junho último, manifestantes contra os cortes constantes de eletricidade em Dakar e em outras localidades do Senegal provocaram a destruição de vários edifícios públicos, sobretudo as agências da empresa distribuidora de eletricidade (Senelec), e a pilhagem de domicílios de algumas autoridades do país.

Foram igualmente incendiadas várias viaturas pertencentes nomeadamente à Senelec e a diferentes dignitários do país, entre deputados e membros do Governo do Presidente Wade.

-0- PANA COU/SSB/SOC/MAR/IZ 15julho2011