Agência Panafricana de Notícias

Wade exprime reconhecimento de África ao DG cessante da UNESCO

Paris- França (PANA) -- O Presidente senegalês, Abdoulaye Wade, exprimiu quinta-feira, em Paris, "o orgulho e a satisfação de África" pelas acções realizadas em 10 anos por Koïchiro Matsuura no posto de director-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
"África está orgulhosa do seu balanço.
Ela está satisfeita com as reformas audaciosas e difíceis que realizou durante os seus dois mandatos", disse o Presidente senegalês ao diplomata japonês que cede assim o seu lugar à Bulgara Irina Bokova.
Wade lembrou que a União Africana (UA) adoptou uma resolução especial para pedir que Matsuura fosse reconduzido a um segundo mandato à frente da UNESCO em 2005.
"Você deixa hoje uma organização mais orientada para as suas missões essenciais, com projectos mais transparentes e que fez do diálogo das culturas e das civilizações a sua principal prioridade", prosseguiu o chefe de Estado senegalês.
Várias outras personalidades sucederam-se antes à tribuna da 35ª Conferência Geral da UNESCO na capital francesa para prestar uma vibrante homenagem à acção de Matsuura.
Uma resolução especial de reconhecimento foi adoptada pela Conferência Geral durante a cerimónia de homenagem ritmada por discursos e intervalos musicais.