Agência Panafricana de Notícias

Wade defende sistemas estatísticos sobre boa governação

Dakar- Senegal (PANA) -- O chefe de Estado senegalês, Abdoulaye Wade, convidou segunda-feira, em Dakar, os estatísticos africanos a trabalhar para a instauração de sub-sistemas estatísticos sobre a boa governação.
No seu discurso de abertura da reunião do consórcio Paris 21, o Presidente Wade instou os participantes a mobilizar a sua perícia com vista a contribuir para a concepão, a execução e a avaliação das políticas e programas destinados a promover a mulher africana e reduzir as desigualdades de Género.
Estabelecendo uma correlação entre as estatísticas e a crise financeira que atravessa o mundo e que não poupa nem os países emergentes nem os países desenvolvidos, o chefe de Estado senegalês instou os estatísticos a fornecer os dados necessários para criar e seguir estratégias e políticas que permitam prevenir algumas crises ou pelo menos reduzir o seu impacto.
Ele reconheceu a utilidade de algumas normas de transparência de dados criadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), incluindo a Norma Especial de Difusão dos Dados (NSDD), em 1996, e o Sistema Geral de Difusão dos Dados (SGDD), em 1997, que contribuíram para a melhoria do sistema de funcionamento dos mercados financeiros internacionais.
Contudo, Wade precisou que o sistema estatístico mundial que deve acompanhar a globalização da economia está ainda por construir.
A actual reunião do consórcio Paris 21 decorre este ano sob o lema "Estatísticas ao Serviço do Desenvolvimento - Renovar a Parceria" e coincide com o 10º aniversário da criação desta agremiação.
O consórcio deverá exortar os 400 participantes reunidos em Dakar bem como os seus parceiros a confirmar que as estatísticas anuais são um bem público e que a sua produção e a sua difusão são missões essenciais de cada Governo.
A abertura do encontro teve lugar a um dia do arranque, também em Dakar, da quinta reunião do Simpósio Africano sobre o Desenvolvimento da Estatística.
No termo da reunião de dois dias, será adoptada uma Declaração de Dakar sobre o Desenvolvimento da Estatística (DDDS) que servirá de apoio ao Plano de Acção de Marraquexe para a Estatística (MAPS) elaborado em 2004.