Agência Panafricana de Notícias

Wade agradecido pelo seu papel na libertação de Francesa

Paris- França (PANA) -- O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, agradeceu domingo ao seu homólogo senegalês, Abdoulaye Wade, pelo seu "papel ativo" na libertação da Francesa Clotilde Reiss, depois de 10 meses de detenção no Irão.
"O Presidente da República agradece muito particularmente os chefes de Estado do Brasil, Lula Da Silva; do Senegal, Abdoulaye Wade; e da Síria, Bachar Al Assad, pelo seu papel ativo na libertação da nossa compatriota", sublinha um comunicado da Presidência francesa distribuído domingo.
Clotilde Reiss, uma universitária francesa de 24 anos de idade acusada de atentado à segurança do Irão depois de ter participado em manifestações de rua, em Junho de 2009, foi presa em Teerão durante 10 meses antes de ser liberta domingo.
Condenada sábado a uma multa de cerca de 230 mil euros, Clotilde Reisse cumpriu igualmente duas penas de cinco aos de prisão, imediatamente comutadas em multa por "decisão de clemência" do regime iraniano.
O Presidente Wade desempenhou um papel de mediação entre França e o Irão na sua qualidade de presidente em exercício da Organização da Conferência Islâmica (OCI).