Votação para presidenciais termina no Benin
Cotonou, Benin (PANA) - A votação para a eleição do próximo Presidente da República do Benin encerrou este domingo à tarde, depois de um arranque tímido de manhã, em várias localidades do do sul país.
As várias assembleias de voto abriram às sete horas locais, mas o escrutínio para as eleições presidenciais deste domingo não atraiu muitas pessoas no departamento de Plateau (sudeste do Benin), constatou a PANA no local.
Em várias localidades dos municípios de Pobè, Sakété, Adja-Ouérè e Kétou, todos distritos do departamento de Plateau, a maioria das assembleias de voto abriram às sete horas locais com todo o material.
Com os diferentes duetos representados, as populações pareciam não ter pressa de cumprir o seu dever cívico.
A situação era idêntica em Cotonou (capital económica) e Porto-Novo, a capital política, onde os agentes das assembleias de voto esperaram maior fluxo à tarde, à saída das celebrações semanais dos cristãos, a maioria dos quais celebram neste domingo a “Divina Misericórdia”.
Os observadores das instituições nacionais e internacionais, incluindo os da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), percorreram as diferentes assembleias de voto no país.
Além dos observadores, agentes de sensibilização ao coronavírus estão implantados à entrada de cada centro para fazer respeitar os gestos de barreiras contra a propagação do vírus.
A operação iniciada à sete horas terminou às 16 horas locais.
No total, quatro milhões 958 mil 850 eleitores eram esperados, nas assembleias de voto instaladas em todo o território nacional para designar o sucessor do Presidente Patrice Talon, empossado em abril de 2016.
De cinco milhões 523 mil 524 eleitores anunciados no início do processo, o número foi reduzido em 564 mil 674 eleitores após a retirada de pessoas falecidas.
Estes eleitores estavam distribuídos em 15 mil 531 assembleias de voto, incluindo 11 instaladas em sete países no estrangeiro para 45 mil 543 eleitores.
Desde terça-feira última, atos de violências são registados em várias cidades do país, durante manifestações anunciadas como pacíficas.
Estas manifestações, que afetam os municípios de Parakou, Kandi, Tchaourou, Djougou, Tanguiéta (Norte), Bantè, Savé,(Centro) Cotonou, Abomey-Calavi e Porto-Novo, no sul, culminaram em atos de violências e vandalismo, provocando perdas de vidas humanas e danos materiais.
O atual Presidente, Patrice Talon foi empossado a 06 de abril de 2016 para um mandato de cinco anos renovável uma única vez.
O seu mandato foi prorrogado por 47 dias, conforme as disposições da lei modificada mas contestada pela oposição que convocou manifestações pacíficas.
Três duetos de candidatos foram aprovados para participar na consulta eleitoral deste domingo.
Trata-se dos duetos Patrice Talon-Mariama Talata, Kohoué Corentin-Irené Agossa e Soumanou Alassane Dimba-Paul Hounkpè.
De acordo com vários observadores, o dueto do Presidente cessante parte favorito nesta eleição.
-0- PANA IT/JSG/FK/IZ 11abril2021