Túnis, Tunísia (PANA) – As operações de voto para as eleições legislativas, na Tunísia, as segundas do género desde a adoção da nova Constituição em 2014, inciaram-se esta sexta-feira para os eleitores radicados no exterior.
Todas as assembleias de voto na Ásia, em África e na Europa abriram normalmente, anunciou o presidente da Instância Superior Independente para as Eleições, Nabil Baffon, precisando que o número de eleitores inscritos no estrangeiro para estas legislativas está fixado em 385 mil 546 eleitores.
A votação no exterior vai durar três dias para eleger candidatos apresentados em mil 507 listas que disputam 217 assentos da Assembleia dos Representantes do Povo (Parlamento), para um mandato de cinco anos.
O partido que ocupar a primeira posição será encarregado de formar o Governo no prazo de 60 dias e deve beneficiar da confiança de pelo menos 109 deputados.
Estas eleições legislativas são organizadas três semanas após a primeira volta do escrutínio presidencial antecipado de 15 de setembro último e sancionado com a qualificação dos candidatos Kais Saied (independente) e Nabil Karoui (do partido Qalb Tounés), que vão disputar a segunda volta das presidenciais, a 13 deste mês.
-0- PANA YY/IN/IS/FK/IZ 4out2019