Voos suspensos no aeroporto de Maitigua em Trípoli alvo de bombardeio
Trípoli, Líbia (PANA) - Os vôos foram novamente suspensos quinta-feira do aeroporto de Maitigua, nos arredores de Tripoli, que foi alvo de um bombardeamento, anunciou a administração do aeroporto.
Esta enésima violação das tréguas surge na sequência de uma resolução do Conselho de Segurança que apela a um cessar-fogo imediato e incondicional.
Numa publicação em seu site, o aeroporto de Maitigua destacou que "o bombardeio criou um estado de pânico entre passageiros e funcionários".
Único aeroporto ainda em operação na capital líbia, o aeroporto de Maitigua é frequentemente alvo de bombardeios, que se intensificaram após a ofensiva militar contra Trípoli pelas forças do marechal Khalifa Haftar em 4 de abril.
Esta situação levou ao encerramento do aeroporto em várias ocasiões, a mais longa das quais durou mais de dois meses.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas votou, na noite de quarta-feira, por 14 votos com uma abstenção, a da Rússia, uma resolução de apoio ao estabelecimento de um cessar-fogo imediato e incondicional na Líbia.
Esta resolução pretende consolidar a frágil trégua proclamada em 12 de janeiro, a pedido da Rússia e da Turquia, mas que está a lutar para se manter.
Um Comité Militar Misto Líbio 5+5, composto pelos dois beligerantes e baseado nas recomendações da Conferência de Berlim, não pôde, nas reuniões de Genebra, concordar em transformar a trégua num cessar-fogo ou em acordar a desescalada nas zonas de confronto com o regresso dos deslocados e a desmilitarização dessas zonas.
Além disso, o Conselho Municipal do distrito de Abu Slim (sul de Tripoli) anunciou quinta-feira que uma casa em Bab Al-Salam foi destruída por um obus.
-0- PANA BY/JSG/CJB/IZ 13fev2020