Agência Panafricana de Notícias

Voos redirecionados do aeroporto de Maitigua para o de Misrata

Trípoli, Líbia (PANA)  - Os voos das diferentes companhias aéreas líbias foram redirecionados a partir desta quarta-feira do aeroporto de Maitigua, nos arredores leste de Trípoli, para a infraestrutura aeroportuária de Misrata, a 220 quilómetros a leste desta cidade capital líbia, devido a bombardeamentos quase diários, anunciou a direção do aeroporto.

As duas companhias aéreas, Afriqiyah Airways, e AI Buraq, decidiram redirecionar os seus voos para o aeroporto de Misrata após os bombardeamentos de terça-feira última  contra o  aeroporto de Maitigua, onde seus aviões foram atingidos por estilhaços de obuses.

Terça-feira última, Maitigua, único aeroporto que garante a ligação do mundo à capital líbia, foi de novo alvo dum bombardeamento que conduziu à suspensão mais uma vez da navegação aérea.

A direção do aeroporto internacional de Maitigua indicou terça-feira à noite que a queda de vários mísseis no local conduziu  à evacuação dos empregados e dos passageiros da companhia aérea AI Buraq.

A operação militar "Vulcão da Raiva", da autoria do Governo de União Nacional, acusou, do seu lado, as forças do Exército Nacional liderado pelo marechal Khalifa Haftar de terem visado o aeroporto com várias dezenas de mísseis.

Constantemente, o aeroporto de Maitigua é alvo de bombardeamentos que provocaram um encerramento de dois meses, antes de uma reabertura em setembro último.

Os tiros de mísseis e de outros obuses intensificaram-se nos últimos dias com mais de 60 mísseis de tipo Grad que aterraram sexta-feira última no aeroporto e nas zonas circundantes.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 4mar2020