Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Um avião descolou de Ouagadougou quinta-feira para as cidades de Dori e Gorom-Gorm, no Sahel burkinabe, para prestar assistência às populações afetadas por ataques terroristas, anunciou nesta sexta-feira o Serviço Aéreo Humanitário das Nações Unidas (UNHAS).
De acordo com um comunicado da referida instituição, o voo descolou de Ouagadougou, transportando trabalhadores humanitários das Nações Unidas e de Organizações Não Governamentais (ONG), para Dori e Gorom-Gorom, a fim de responder à emergência da situação na região e assistir as populações locais afetadas pelo terrorismo.
Nos últimos anos, a situação de segurança deteriorou-se no Burkina Faso, devido a ataques terroristas que fizeram muitas vítimas e milhares de pessoas deslocadas, lê-se na nota.
Em 2019, o Burkina Faso atravessava uma das crises de deslocação mais graves do mundo com mais de 3,3 milhões de pessoas confrntadas com uma insegurança alimentar aguda.
Nas regiões do Sahel, cerca de três por cento dos habitantes estão a viver a níveis catastróficos de insegurança alimentar aguda, o que leva humanitários a levarem a cabo, nestas zonas, a fase de emergência de insegurança alimentar, segundo o comunicado.
-0- PANA TNDD/JSG/DIM/DD 06novembro2020