Agência Panafricana de Notícias

Volta ao Faso em breve após adiamento por Ébola

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Governo burkinabe anunciou a realização brevemente da 28ª edição da Volta ao Faso, o maior evento do ciclismo continental, adiado em outubro passado por receios da epidemia do Ébola, soube a PANA quarta-feira de fontes oficiais.

O Governo burkinabe indicou, após uma reunião do seu Conselho de Ministros quarta-feira, que disposições adequadas "serão tomadas com vista a dotar a Volta ao Faso de um quadro jurídico e institucional para o êxito da organização da 28ª edição e daquelas que seguirão. "

Sem avançar uma data para a 28ª edição da Volta ao Faso, as autoridades burkinabes argumentaram que, desde a sua primeira edição em 1987, a competição manteve a aposta da regularidade durante 27 anos sem interrupção.

A Volta ao Faso, inicialmente agendada para 23 de outubro a 2 novembro de 2014, no Burkina Faso, foi suspensa pelo antigo regime por recear o surto do vírus do Ébola, tal como sucedeu a várias outras manifestações de envergadura internacional no Burkina Faso.

Quinze equipas de 12 países, sendo quatro europeus (Alemanha, Bélgica, França e Países Baixos) e oito africanos (Argélia, Benin, Burkina Faso, Camarões, Côte d’Ivoire, Mali, Marrocos e Togo) concorreram para esta competição.

Situado no coração da África Ocidental, onde a epidemia do Ébola fez milhares de mortes, nomeadamente na Serra Leoa, na Guiné, na Libéria e na Nigéria, o Burkina Faso não registou até agora nenhum caso da doença do vírus do Ébola.

-0- PANA NDT/TBM/DIM/IZ 07maio2015