Agência Panafricana de Notícias

Viúva de Thomas Sankara aguardada no Burkina Faso

Ouagadoudou, Burkina Faso (PANA) - A viúva do ex-Presidente do Burkina Faso Thomas Sankara é esperada quinta-feira próxima em Ouagadougou para assistir à Convenção dos Partidos Sankaristas, soube-se de fontes oficiais no local.

Mariam Sankara vai presidir à Convenção das Formações Políticas seguidoras do ideal do capitão Sankara, chefe de Estado do Alto Volta (atual Burkina Faso), de 1983-1987, a realizar-se de 16 a 17 de maio corrente, confirmou à PANA o presidente do Comité de Organização do evento, Nestor Bassière.

Assassinado num golpe de Estado, a 15 de outubro de 1987, que instalou Blaise Compaoré no poder em, Thomas Sankara incarnou e dirigiu a revolução burkinabe de 4 de agosto de 1983 até à sua morte, em companhia de 12 outras pessoas.

Desde o início de maio corrente, a justiça militar convocou seus parentes a entrarem em contacto com autoridades competentes, duas semanas após a colocação da sua sepultura sob a custódia da justiça.

Exilada há mais de 25 anos na província de Montpellier, no sul de França, Mariam Sankara voltou ao Burkina Faso uma só vez, em 2007, desde o assassinato do seu marido, devendo será ouvida enquanto parte lesada por um juiz de instrução militar, François Yaméogo, encarregue do inquérito sobre este assunto.

Este caso foi exumado no rescaldo do derrube, a 30 de outubro de 2014, do regime de Blaise Compaoré, depois de 27 anos de poder ditatorial, por uma revolução de rua contra tentativas deste último de negociar um novo mandato presidencial.

-0- PANA NDT/JSG/FK/DD 12maio2015