Agência Panafricana de Notícias

Vitória de Elefantes no CAN de 2015 percebida como da unidade

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A vitória da equipa nacional de futebol da Côte d’Ivoire (Elefantes) na final do Campeonato Africano das Nações (CAN), domingo, em Bata, na Guiné Equatorial, face à sua similar do Gana, é percebida, para além da alegria suscitada, como a da unidade, conforme se pode ler nas diferentes mensagens de felicitações.

Para o primeiro dos adeptos ivoirienses, o Presidente Alassane Ouattara, que reagiu após o título continental dos Elefantes, os atletas "foram coerentes e solidários".

O principal partido da oposição, a Frente Popular Ivoiriense (FPI), exprimiu também a sua satisfação por ter sido associada para acompanhar a seleção nacional, encorajando o Governo a continuar a estabelecer atos de unidade em torno da Nação.

« É lá onde existe a unidade que há paz, vitória e felicidade », sublinha o presidente da FPI, Pascal Affi N’Guessan.

O canditado às eleições presidenciais de outubro próximo, Amara Essy, escreveu, por seu lado, que os « Elefantes nos demonstraram, pela sua notável atuação, que unida e mobilizada, a Côte d’Ivoire é capaz de maiores vitórias ».

A diretora-coordenadora do Programa Nacional de Coesão Social (PNCS), Mariatou Koné, agradeceu aos Elefantes por esta « vitória coesiva ».

« Os corações que batem hoje ao ritmo da vitória dos Elefantes são sinal dum povo que aspira à paz, duma Côte d’Ivoire fraterna que sabe ultrapassar todas as diferenças para se mobilizar a fim de envolver-se na via duma Nação reconciliada”, declarou.

Após uma série angustiante de grandes penalidades, a Côte d’Ivoire impôs-se por 9-8 face ao Gana e obteve o seu segundo título continental, 23 anos após o de 1992, no Senegal, contra a mesma equipa.

-0- PANA BAL/JSG/FK/IZ 9fev2015