Agência Panafricana de Notícias

Vítimas de inundações rejeitam indemnização proposta por Governo na Serra Leoa

Freetown, Serra Leoa (PANA) - As vítimas das inundações de 14 de agosto último, na Serra Leoa, exprimiram as suas frustrações em relação ao montante que o Governo serraleonês decidiu conceder-lhes para a sua reinstalação.

"Lançamos um apelo ao Governo para que esta soma seja aumentada. O montante proposto é insuficiente para alimentar as nossas famílias e suportar o arrendamento de uma casa", confiou à PANA, este fim de semana, um sobrevivente da catástrofe.

Três mil é o número de vítimas registadas das inundações de 14 de agosto nos diferentes campos criados no país. O Governo anunciou recentemente o encerramento de todos os campos até 15 de novembro corrente, tendo como medida de acompanhamento um plano de reinstalação de 290 dólares americanos e ustensílios de casa para cada chefe de família.

O gabinete serraleonês da Segurança Nacional não revelou o número de chefes de família beneficiários do plano de ajuda, mas indicou que o tamanho das famílias varia de três a oito membros no máximo.

Sem um plano de reinstalação, a maioria destas famílias arriscam-se a viver nas ruas ou nas zonas de riscos pelo país, segundo as autoridades serraleonesas.

-0- PANA MJN/VAO/BAD/BEH/MAR/IZ 05nov2017