Agência Panafricana de Notícias

Vítimas de erupção vulcânica em Cabo Verde recebem apoio

Praia, Cabo Verde (PANA) - Uma equipa da “World Animal Protection”, organização mundial de proteção de animais, encontra-se na ilha cabo-verdiana do Fogo para apoiar a delegação local do Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR) no tratamento e elaboração de projetos para o salvamento do gado das famílias desalojadas pela erupção vulcânica, soube a PANA de fonte oficial.

O delegado do MDR, Elisangelo Moniz, citado pela agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress), explicou que a equipa constituída por quatro pessoas, incluindo um médico veterinário, está desde quarta-feira a fazer levantamento de dados no terreno, sobretudo nos centros de acolhimento.

Ele precisou que o levantamento dos dados visa elaborar projetos para mobilização de financiamento para garantir alimentação, construção de estábulos e outras iniciativas para a sobrevivência dos animais, que constituem uma das principais fontes de rendimento dos habitantes das localidades destruídas pelas lavas.

Antes da sua chegada a Cabo Verde, a equipa da World Animal Protection, que atua em situação de catástrofes, já tinha solicitado ao MDR alguns dados relativos às necessidades em termos de alimentação e suprimentos minerais e vegetais para os animais deslocados de Chã das Caldeiras na sequência da erupção vulcânica na ilha do Fogo desde o passado dia 23 de novembro.

A equipa continua a recolher os dados e a tratar os animais dos deslocados até sábado.

O MDR estima que o número do efetivo pecuário transferido de Chã das Caldeiras poderá atingir dois mil animais e apoiou na transferência de cerca de 1.300 cabeças de cabras.

Entretanto, o MDR autorizou os criadores de Chã das Caldeiras nos centros de alojamento a utilizar o perímetro florestal de Monte Verde na zona sul do município de São Filipe para colocarem os seus animais.

Esta semana, o MDR recebeu também um apoio de 340 sacos de milho e ração que serão disponibilizados aos criadores de Chã das Caldeiras.

Entretanto, as torrentes de lavas, apesar de nos últimos dias terem diminuído um pouco de intensidade, continuam a destruir habitações, infraestruturas, terrenos de cultivo e povoados situados nas imediações do local onde se situa o vulcão em erupção na ilha do Fogo.

-0- PANA CS 19dezembro2014