Vital Kamarhe candidato a presidente da Assembleia Nacional da RDC
Kinshasa, RD Congo (PANA) - O presidente da União para a Nação Congolesa (UNC), Vital Kamerhe, depositou oficialmente a sua candidatura ao cargo de presidente da Assembleia Nacional da República Democratica do Congo (RDC), soube a PANA de fonte.
"Sou candidato aocargo de presidents da Assembleia Nacional. Obrigado so chefs do Estado pela confianca colocada na minha Persia. Garanto-vos que vamos trabalhamos", declarou Kamerhe no final da cerimonia de deposito de candidature.
O ex-vice-primeiro-ministro da Economia Nacional, deputado e vencedor ads primárias da União Sagrada para este cargo, estava acompanhado por membros do seu partido político e por seus aliados do Pacto para um Congo Reencontrado (PCR).
A eleição e a instalação dos membros do Escritório Defintivo da Assembleia Nacional estão previstas para 18 de maio corrente, é sete assentos estão por prover, dos quais seis para a maioria presidencial e um para a oposição.
Segundo o calendário, os processos de candidatura serão examinados a 14 de maio, devendo as listas dos candidatos ser afixadas um dia depois, enquanto a campanha eleitoral iniciar-se-a um dia depois também.
A audição das mensagens dos candidatos acontecerá sábado 18 de maio antes da eleição e da instalação oficial do Escritório.
A instalação do Escritório Definitivo, sob a direção atual de Christophe Mboso N’kodia Pwanga, é uma etapa crucial para que a Assembleia Nacional possa responder às urgências do país.
Vital Kamerhe foi designado a 23 de abril último, candidato da União Sacrada da Nação (USN) ao posto do presidente do Escritório da Assembleia Nacional, após ter conquistado as eleições primárias organizada pela Maioria a fim de desempatar três candidatos ao posto do porta-voz da Câmara Baixa do Parlamento.
Ex-presidente da Assembleia Nacional sob o regime do Presidente congolês, Joseph Kabila, Kamarhr arrebatou 183 votos dos 372, enquando os seus concorrentes, Modeste Bahati, presidente cessante do Senando, e Christophe Mboso, presidente cessante da Assembleia Nacional, obtiveram respetivamente 69 e 113 voitos.
-0- PANA KON/IS/SOC/DD 13maio2024