Cartum, Sudão (PANA) - O secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo chegou terça-feira ao Sudão, para a primeira visita de um alto líder americano ao país desde a queda do Presidente Omar al-Bashir.
Pompeo chegou num voo directo de Israel, de acordo com a imprensa local, que opina que esta passagem por Israel é significativa, já que o Sudão tem trabalhado recentemente para a normalização das suas relações com o Estado judaico.
"Feliz por anunciar que estamos no primeiro voo oficial direto entre Israel e o Sudão", tweetou Pompeo antes de aterrar, em Cartum.
O Departamento de Estado americano afirmou no seu site Web que, no Sudão, "o secretário de Estado reunir-se-á com o primeiro-ministro Abdalla Hamdok e o presidente do Conselho Soberano, general Abdel Fattah el-Burhan, para discutir sobre o apoio dos Estados Unidos ao Governo de transição liderado por um civil e manifestará o seu apoio ao reforço das relações entre o Sudão e Israel".
O Sudão trabalha há vários anos para melhorar as suas relações com os Estados Unidos e para sair da lista de países que patrocinam o terrorismo.
-0- PANA MA/NFB/JSG/DIM/IZ 25agosto2020