Visita de delegação de União Europeia à Líbia adiada sine die
Trípoli, Líbia (PANA) – A visita duma delegação da União Europeia (UE) à Líbia, inicialmente prevista para esta terça-feira, foi adiada para data ulterior, anunciou o Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros do Governo de União Nacional.
Desta delegação fariam parte composta o alto representante para os Negócios Estrangeiros da UE, Joseph Borrell, e os ministros dos Negócios Estrangeiros da França, Jean-Yves Le Drian, da Itália, Luigi Di maio, e da Alemanha, Heiko Maas.
A visita tem como objetivo coordenar com as autoridades de Trípoli, em prelúdio à conferência internacional de Berlim (Alemanha) sobre a crise líbia, programada para a segunda quinzena de janeiro corrente, de acordo com a fonte.
Num comunicado publicado segunda-feira, o Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros justifica este adiamento ao evocar “atuais circunstâncias”, em alusão à escalada da violência em Trípoli, nomeadamente o bombardeamento duma Academia Militar na zona de de a-Hadhaba, na capital líbia, que matou 30 alunos duma nova promoção e feriu 33 outros.
Os confrontos armados intensificaram-se nos últimos dias na Líbia, na sequência da ofensiva militar lançada há 10 meses pelo marechal Khalifa Haftar para retomar o controlo de Tripoli e da província ocidental, e derrubar o Governo de União Nacional reconhecido pela comunidade internacional.
Raides aéreos lançados pela Força Aérea filiada no autoproclamado Exército Nacional do marechal Haftar multiplicaram-se nos últimos dias, visando instalações como aeroportos de Maitigua e de Misrata.
Destas ofensivas são vítimas várias dezenas de civis, em Tajoura, Tripoli e Zaouia, no oeste do país.
Por outro lado, o adiamento da visita da delegação europeia pode estar ligado à agenda do presidente do Conselho Presidencial, Fayez al-Sarraj, e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Siala.
Segundo o site de informações argelino, Al-Bilad, que cita uma “fonte diplomática”, o presidente do Conselho Presidencial do Governo de União Nacional, Fayez al-Sarraj, devia efetuar segunda-feira última uma visita “urgente” à Argélia.
Segundo a mesma fonte, uma delegação diplomática acompanharia al-Sarraj durante a sua visita à Argélia.
Dela fariam parte o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Taher Siala, e alguns chefes militares.
O site precisou que a delegação chegaria à Argélia às 23 horas de segunda-feira última para se avistar com o primeiro-ministro argelino, Abdelaziz Jarad, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Sabri Boukadoum, antes de se reunir com o Presidente argelino, Abdelajid Tebboune.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 6jan2020