Agência Panafricana de Notícias

Violentos confrontos fazem cinco mortos em Benghazi

Benghazi, Líbia (PANA) - Cinco soldados líbios foram mortos e 11 civis feridos, dos quais dois gravemente, nos violentos confrontos que opuseram segunda-feira de madrugada em Benghazi (leste da Líbia) homens armados do grupo Anshar Asharia a uma unidade das forças armadas especiais, segundo fontes hospitalares.

Os confrontos continuaram durante a manhã, e helicópteros do Exército sobrevoavam a cidade de Benghazi, bombardeando os esconderijos do Ansar Asharia enquanto estrondos de obuses de canhões antiaéreos eram igualmente ouvidos.

Os habitantes de Benghazi foram acordados esta manhã por violentas explosões seguidas por trocas de tiros de armas de diferentes tipos no bairro de Garyounes, informou, por seu turno, a Agência Líbia de Notícias (LANA) que fala em grupos armados de "pertença não determinada".

Domingo, aviões do Exército apoiando a operação do general reformado Khalifa Haftar realizaram bombardeamentos contra o campo da unidade de 17 de fevereiro, uma milícia islamita, e esconderijos do grupo Ansar Asharia.

O Governo líbio cessante condenou estes bombardeamentos, afirmando que não foram ordenados nem pelo Ministério da Defesa nem pelo Estado-Maior, fazendo assumir aos que os conduziram todas as consequências dos seus atos.

O general Khalifa Haftar, que leva a cabo a operação "Batalha pela Dignidade" visando a erradicação do terrorismo, recebeu uma ampla adesão das Forças Aarmadas e duma grande franja da população líbia.

Ele apelou ao Alto Conselho da Magistratura para formar um Conselho Presidencial Civil para conduzir a transição, considerando ter sido delegado pelo povo líbio.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 02junho2014