Agência Panafricana de Notícias

Violentos confrontos armados na fronteira entre Rwanda e Uganda

Kigali, Rwanda (PANA) - Várias localidades situadas perto da fronteira entre o Rwanda e o Uganda conheceram sexta-feira trocas de tiros entre elementos das Forças Armadas Congolesas e tropas fiéis ao antigo oficial dissidente congolês, general Jean Bosco Ntaganda, informaram vários correspondentes de imprensa na região.

Há algumas semanas, combates violentos opõem, na província do Kivu-Norte, no leste da República Democrática do Congo (RDC), tropas lealistas aos insurgentes fiéis ao general Ntaganda, que é objeto de um mandado de captura internacional emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por recrutamento de crianças soldados no seio da sua antiga mílicia da União dos Patriotas Congoleses (UPC).

"Trocas de tiros foram ouvidos durante várias horas sexta-feira perto da fronteira rwando-congolesa", noticiou a Rádio Okapi, patrocinada pela Organização das Nações Unidas.

Contudo, a mesma fonte não confirmou a origem dos tiros nem as informações relatadas por vários media congoleses, segundo as quais Ntaganda teria fugido para o Rwanda.

Este recrudescimento da violência no leste da RDC ocorre algumas semanas depois de as autoridades congolesas anunciarem a iminente detenção do general Ntaganda alcunhado de "Terminator".

Numa recente declaração, as autoridades congolesas revelaram que a RDC tinha competência de julgar este oficial por crimes de guerra em vez de o entregar ao TPI.

A região em causa está situada na RDC, junto à fronteiriça com o Rwanda, e é conhecida como a base de vários grupos armados, incluindo o movimento rebelde hutu rwandês das Forças Democráticas para a Libertação do Rwanda (FDLR).

As FDLR são essencialmente compostas por antigas milícias do genocídio rwandês.

-0- PANA TWA/AAS/MAR/IZ 11maio2012