Agência Panafricana de Notícias

Violências políticas fazem 15 mortos na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – Violências políticas ocorridas numa comunidade do Estado de Benue, no norte da Nigéria, causaram a morte de 15 pessoas, incluindo uma mulher grávida, crianças e pessoas idosas, e a destruição de mais de 60 casas, revela esta terça-feira o jornal local Vanguard.

Segundo o diário, a violência, que eclodiu segunda-feira, opôs apoiantes do Partido Democrático Popular (PDP, no poder) aos do Congresso da Ação na Nigéria (ACN, oposição).

O jornal relata que apoiantes do ACN, ulcerados pelo assassinato de dois líderes do seu partido, mobilizaram-se e atacaram membros do PDP na comunidade de Ugba, mas também o chefe supremo da comunidade, Zaki Terngu.

O governador do Estado, Gabriel Suswan, que é originário desta comunidade, declarou durante uma visita de inspeção que agentes de segurança suplementares foram desdobrados para restabelecer a paz.

O porta-voz da Polícia, Ejike Alaribe, indicou que a situação estava sob controlo, e que investigações estavam em curso para elucidar estas violências.

A tensão é forte em Benue onde o ACN pensa que o governador em exercício roubou o seu mandato durante as últimas eleições.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 18out2011