Agência Panafricana de Notícias

Violências policiais contra jornalistas denunciadas no Benin

Cotonou, Benim (PANA) – A Alta Autoridae do Audiovisual e da Comunicação (AAAC) do Benim condenou as violências policiais contra um jornalista do diário Nokoué, Séidou Choubadé, durante uma manifestação da oposição ocorrida quinta-feira última em Cotonou.

Num comunicado de imprensa publicado em Cotonou, a AAAC sublinhou a sua intenção de recorrer as autoridades competentes quanto às estas violências policiais para um tratamento adequado dos profissionais da imprensa, portadores das suas credenciais em qualquer evento.

A AAAC lembra que a sua missão é garantir e manter a liberdade e a proteção da imprensa, assim como todos os meios de comunicação de massa respeitando a lei.

Quinta-feira passada, Choubadé foi espancado por um polícia e, segundo o seu médico, ficou ferido no lábio superior, uma lesão de cerca de dois centímetros, e com a pálpebra superior direira inflamada ocluindo o olho, uma hiperemia conjuntival direita com perda da acuidade visual.

Num comunicado divulgado no início desta semana, o Sindicato dos Jornalistas do Benin (SJB) denunciou a frequência das violências perpetradas contra jornalistas e o desprezo cada vez mais observado das credenciais de imprensa pela Polícia Nacional.

-0- PANA IT/AAS/IBA/CCF/DD 31março2011