Agência Panafricana de Notícias

Violência marca concerto de homenagem a Mandela na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Os promotores do festival Global Citizen, organizado para celebrar o legado de Nelson Mandela, expressaram a sua profunda deceção por relatos de que vários participantes no concerto foram atacados e roubados fora do Estádio do FNB, domingo à noite e nas primeiras horas da manhã de segunda-feira.

Mais de 100 mil espetadores assistiram ao concerto espetacular, visto por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, numa iniciativa da Fundação Motsepe que reuniu estrelas como Beyoncé, Cassper Nyovest, D'banj, Ed Shepherd, Eddie Vedder, Femi Kuti, Kacey Musgraves, Pharrell Williams e Chris Martin, Sho Madjozi, Tiwa Savage, Usher e Wizkid.

O Estádio do FNB é o local onde Nelson Mandela, estadista de classe mundial, fez a sua última aparição pública, poucos minutos antes da final do Mundial de futebol de 2010 da FIFA.

O antigo chefe de Estado sul-africano e primeiro Presidente negro da África do Su, faleceu três anos depois, aos 95 anos de idade.

Vários participantes no concerto afirmaram que foram alvos de grupos de jovens que os esfaquearam e roubaram-nos de celulares e bolsas a poucos metros do Estádio.

Catherine Constantinides, diretora do concurso Miss Earth SA, postou ter vivido uma "experiência terrível", enquanto várias outras pessoas disseram terem sido vítimas de disparos de armas de fogo, mas nenhum caso de ferimento ou morte.

"Estamos tristes por ouvir os problemas enfrentados pelos participantes no concerto, quando saíam do Estádio", lamentam os organizadores um comunicado divulgado segunda-feira.

-0- PANA CU/VAO/ASA/DIM/IZ 04dez2018