Tripoli, Líbia (PANA) – A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) registou 21 vítimas civis das quais oito mortos e 13 feridos no prosseguimento das hostilidades, de 1 a 31 janeiro de 2019, no território líbio.
Entre as vítimas figuram seis homens e duas mulheres mortos e nove homens, três mulheres e uma criança feridos, precisa a MANUL num comunicado sobre as hostilidades publicado quarta-feira.
Os bombardeamentos (seis mortos e sete feridos ) seguidos por disparos de armas de fogo (dois mortos e três feridos) e restos de explosivos de guerra (três feridos) são a causa das vítimas civis, precisa a mesma fonte.
No que diz respeito à repartição das vítimas por cidade, a MANUL indica que, em Tripoli, foram resgistados seis mortos e sete feridos, enquanto em Benghazi, a segunda cidade do país (leste), tem um balanço de um morto e dois feridos.
A província de Fezzan (sul) registou um morto e três civis feridos em Sebha, e um civil morto, em Khoms.
A Líbia está exposta a uma série de atos de violência, desde a destituição, em 2011, do regime de Muamar Kadafi e com ela o desabamento das estruturas estatais e dos órgãos de segurança, além da proliferação das armas entre a população bem como a omnipresença de grupos armados e de outras milícias.
-0- PANA BY/IS/SOC/FK/IZ 6março2019