Agência Panafricana de Notícias

Violação de acordo de cessar-fogo no Sudão do Sul preocupa Estados Unidos

Washington, Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos estão profundamente preocupados pelas violações tanto pelo Governo do Sudão do Sul como pelas forças antigovernamentais do acordo de cessar-fogo assinado a 23 de janeiro em Addis Abeba, na Etiópia.

Num comunicado divulgado este fim de semana, os Estados Unidos preconizam um redesdobramento ou retirada progressiva das forças estrangeiras convidadas por uma ou outra parte e adverte contra graves consequências que poderão resultar da regionalização deste conflito.

"Saudamos a chegada a Juba da primeira componente da equipa que vai supervisionar a aplicação do acordo de cessar-fogo. Exortamos vivamente o Governo do Sudão do Sul a facilitar este importante trabalho, que vai oferecer às duas partes um mecanismo para relatar qualquer violação do acordo", indica o comunicado divulgado pelo Departamento de Estado.

Os Estados Unidos manifestaram a sua vontade de ver começar um diálogo político e um processo inclusivo de reconciliação, levados a cabo pela Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) e exortou o Governo do Sudão do Sul a apoiar estes esforços e a libertar os quatro detidos políticos restantes.

"A libertação rápida e a transferência de todos os detidos vai baixar a tensão e restituir a confiança ao processo inclusivo de reconciliação", indicou.

-0- PANA SEG/ASA/SSB/MAR/IZ 9fev2014