Agência Panafricana de Notícias

Vinte polícias mortos por grupos de milícias no norte da Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - Vinte polícias foram mortos numa emboscada montada por um grupo de milícias no Estado de Nassarawa, no norte da Nigéria, noticiou quinta-feira a imprensa local citando o governador estadual, Tanko Al Makura.

O grupo, conhecido sob o nome de "Ombatse", que significa "é tempo" na língua local, emboscou os polícias que faziam parte duma equipa que tentou terça-feira desalojar os seus membros da aldeia de Atakio, situada a cerca de 10 quilómetros de Lafia, a capital do Estado.

O massacre foi publicado quarta-feira durante a visita efetuada pelo governador a Abuja, a capital federal, para informar o vice-presidente.

Para o governador, o grupo procura desestabilizar o Governo do Estado.

"Este grupo criou agitação e insegurança com o objetivo de destituir o Governo", acusou, sublinhando que ele continuou os seus atos de violência apesar da sua interdição.

"A posição desta milícia é inaceitável para o Governo, já tomamos as medidas apropriadas para que os autores de tais atos sejam julgados diante dos tribunais", indicou o governador.

No Estado de Borno, igualmente no norte da Nigéria, 22 polícias foram mortos por supostos membros da seita islamita Boko Haram que atacaram terça-feira a cidade de Bama.

No total, 55 pessoas, incluindo 22 polícias, foram mortas neste ataque.

-0- PANA SEG/ASA/JSG/MAR/TON 9maio2013