Agência Panafricana de Notícias

Vinte e dois elementos do MOC raptados no centro do Mali

Bamako, Mali (PANA) - Vinte e dois ex-combatentes malianos foram sequestrados, quarta-feira, por homens armados não identificados entre Douentza e Boni, na região de Mopti, no Centro do país, noticiou a imprensa local neste sábado.

Estes ex-combatentes, ex-rebeldes independentistas tuaregues e elementos dos grupos armados da Plataforma (pró-Governo), membros do Mecanismo de Coordenação Operacional (MAC),  saído do Acordo de Paz e Reconciliação no Mali, viajavam num autocarro para a cidade de Gao (Norte), assaltado por homens armados que, há anos, vasculham o norte e o centro do Mali, onde impera o terrorismo.

O Acordo de Paz e Reconciliação, resultante do processo de Argel (Argélia), foi assinado em maio e junho de 2015 entre o Governo do Mali, os grupos armados do Norte e a comunidade internacional, com vista a estabelecer uma paz definitiva no Mali, após uma série de rebeliões tuaregues, exacerbadas por ataques terroristas em várias partes do país, nomeadamente no norte e centro.

O MOC, composto por soldados das Forças Armadas e das Forças de Segurança do Mali e por ex-combatentes de grupos armados do norte, tem como principal missão conduzir patrulhas no norte do país para proteger pessoas e seus bens.

Terça-feira última, 15 pessoas foram mortas quando um autocarro de transporte coletivo, pertencente a uma empresa privada, no qual viajavam, acionou uma mina artesanal na mesma área, provocando o ferimento de 20 pessoas.

-0- PANA GT/JSG/SOC/CJB/DD 7set2019