Agência Panafricana de Notícias

Vietnam ajuda Tchad a reforçar segurança alimentar

Nairobi- Quénia (PANA) -- Peritos vietnamitas vão ajudar o Tchad a empreender uma série de actividades destinadas a reforçar a segurança alimentar neste país, no quadro dum acordo tripartido Sul-Sul assinado em Roma, na Itália.
Estas actividades, designadamente a irrigação para a cultura do arroz e a horticultura, a produção acrescida de cereais, a pesca artesanal, a apicultura e a transformação dos produtos alimentares, inserem-se no quadro do Programa Nacional do Tchad para a Segurança Alimentar.
Concebido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), este programa de cinco anos está avaliado em 200 milhões de dólares americanos.
Quinze peritos e técnicos vietnamitas vão ajudar o Tchad a instaurar actividades em dois anos, segundo um comunicado de imprensa publicado na sede da FAO em Roma.
Este programa que vai custar dois milhões de dólares americanos, será coberto pelo Tchad no quadro dum Fundo Especial instaurado com a FAO, que vai igualmente comportar uma assistência financeira.
O acordo foi assinado por José M.
Sumpsi, director-geral adjunto do Departamento da Cooperação Técnica da FAO, e por Dang Khanh Thoai, embaixador do Vietnam junto da FAO.