Agência Panafricana de Notícias

Viena acolhe conferência internacional sobre Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O chefe do Conselho Presidencial do Governo de União Nacional na Líbia, Fayez al-Sarraj, copresidirá com os ministros dos Negócios Estrangeiros da Itália, Paolo Gentiloni, e dos Estados Unidos, John Kerry, segunda-feira, à conferência internacional de Viena (Áustria) sobre a Líbia, anunciou o conselheiro de imprensa do presidente do Conselho Presidencial, Hassan al-Houni.

Esta reunião destina-se ao apoio ao Conselho Presidencial na Líbia, nomeadamente, o reconhecimento internacional do seu título de chefe supremo do Exército líbio, e da Guarda Presidencial como a única força militar legítima no país.

O Conselho Presidencial do Governo líbio de União Nacional decidiu criar uma Guarda Presidencial encarregada de velar pela segurança do Governo criado depois do acordo político líbio.

Este novo corpo de segurança é composto por elementos selecionados pertencentes às unidades do Exército e da Polícia e bem como voluntários que queiram candidatar-se a esta instituição.

A reunião internacional de Viena discutirá sobre a situação na Líbia e a maneira de "estabilizar" a crise neste país abalado por uma crise de segurança desde a destituição do regime de Muamar Kadafi em 2011.

A reunião vai decorrer na presença de altos responsáveis regionais e internacionais, anunciou o ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, sublinhando que entregou em seu nome e no do seu homólogo americano convites para assistir à reunião aos países interessados, incluindo a Tunísia.

A Itália acolheu em finais de 2015 uma reunião internacional em Roma sobre uma solução política para a crise na Líbia.

-0- PANA BY/BEH/MAR/IZ 15maio2016