Agência Panafricana de Notícias

Vida retoma timidamente curso normal em Ouagadougou

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Depois de quatro dias de tensões entre manifestantes e soldados que paralisaram a capital burkinabe, Ouagadougou, este domingo a vida retomou timidamente o seu curso normal, e os soldados do Regimento de Segurança Presidencial (RSP) já não são visíveis nas ruas.

Os membros do RSP, antiga Guarda Presidencial de Blaise Compaoré que fez uma dezena de mortes e vários feridos, já não são visíveis nas suas barragens habituais e, domingo, nenhum disparo foi ouvido, enquanto emissários anunciam um projeto de acordo e de saída da crise nas próximas horas.

As barricadas erguidas nos dias anteriores para conter os soldados ainda persistem nalgumas artérias da capital. Contudo, estabelecimentos como estações de serviço, supermercados e outros estão encerrados no centro da cidade e as populações queixam-se da falta de combustível para se deslocar.

Em Bobo Dioulasso, a segunda cidade do país e vários outros centros urbanos do Interior, multiplicaram-se as manifestações hostis à junta militar que tomou o poder pela força desde quarta-feira passada.

-0- PANA NDT/BEH/MAR/IZ 20set2015