Victors Williams substitui Amadou Gallo Fall na direção da NBA Africa
Dakar, Senegal (PANA) - O Americano de origem serraleonesa Victor Williams será o presidente da NBA Africa, a partir de 17 de agosto corrente, sucedendo ao Senegalês Amadou Gallo Fall.
A representação africana da NBA, que fez o anúncio no seu site Internet, foi criada em 2010 e está sediada em Joanesburgo, na África do Sul.
Williams é um alto quadro da banca de investimento dotado de uma grande experiência no desenvolvimento de empresas, em África e nos Estados Unidos.
Ele promoteu “combinar (a sua experiência profissional na criação de empresas em África) com a (sua) paixão pelo basquetebol”.
Afirmou igualmente a sua determinação de “aumentar o impacto comercial do basquetebol em África e na cena internacional”.
O novo responsável da NBA Africa terá por missão continuar a aumentar a popularidade do basquetebol e da NBA no continente africano, através do desenvolvimento básico, da distribuição dos média e das parcerias com as empresas, entre outras tarefas.
Para o comissário da NBA, Adam Silver, esta nomeação de Victor Williams para a direção da NBA Africa representa uma etapa importante nos esforços contínuos, para o desenvolvimento do basquetebol e a utilização do “desporto como motor económico em África”.
Amadou Gallo Fall, que cede o seu posto a Williams, foi designado responsável da Liga Africana de Basquetebol (BAL), uma nova liga criada e coorganizada pela NBA e pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).
O seu arranque estava inicialmente previsto para maio último, em Dakar, mas foi adiado devido à pandemia do coronavírus (covid-19).
-0- PANA BKN/BEH/FK/IZ 12agosto2020