Agência Panafricana de Notícias

Vice-primeiro-ministro promete satisfazer pedidos legítimos de Egípcios

Cairo, Egito (PANA) – O recém-nomeado vice-primeiro-ministro egípcio, Yahia Al-Gamal, afirmou que o Governo interino iria satisfazer todos os pedidos legítimos do povo.

Contudo, segundo a imprensa local, Al-Gamal, antiga eminente figura da oposição, teria afirmado que para que isto aconteça as populações deverão voltar ao trabalho e recomeçar a produção necessária para o relançamento da economia.

A economia egípcia abrandou desde 25 de janeiro último após o início da revolução que destituiu o Presidente Hosni Moubarak e o seu regime.

O Conselho Supremo das Forças Armadas, que dirige o país desde o derrube de Moubarak a 11 de fevereiro, exortou igualmente os trabalhadores a voltar ao trabalho em vez de continuar a manifestar.

Al Gamal, figura respeitada da sociedade egípcia, indicou que ele aceitava o novo cargo para desempenhar o seu papel na proteção da revolução dirigida pelos jovens e que não hesitará em deixar o poder se as coisas não decorrerem como previstas.

O vice-primeiro-ministro faz parte dos que foram nomeados durante a segunda remodelação ministerial pelo primeiro-ministro Ahmad Shafiq.

Apenas cinco dos 20 membros nomeados por Moubarak permanecem no Governo e várias pessoas apelam para a sua retirada do Executivo, nomeadamente Ahmad Shafiq e o ministro da Justiça.

-0- PANA MI/SEG/AKA/SSB/MAR/TON 27fevereiro2011