Vice-presidente da oposição junta-se ao partido no poder na Zâmbia
Lusaka, Zâmbia (PANA) – Geoffrey Mwamba, vice-presidente do Partido Unido para o Desenvolvimento Nacional (United Party for National Development, UPND), demitiu-se desta principal formação política da oposição zambiana e juntou-se ao partido no poder, a Frente Patriótica (PF).
Mwamba, que fez este anúncio terça-feira durante uma conferência de imprensa, em Lusaka, acusou o presidente da UPND, Hakainde Hichilema, de o ter isolado, embora sendo seu adjunto, e querer trabalhar com o seu círculo restrito.
Descreveu Hichilema como "uma pessoa arrogante que não levava em consideração conselhos".
"Deveriam abolir o cargo de vice-presidente, porque não é pertinente. Não surpreende que tenham perdido cinco vice-presidentes. O meu irmão implica-se sempre com os seus vices e gere com um gabinete restrito”, desabafou Mwamba.
Mais conhecido como GBM, Mwamba apresentou igualmente as suas desculpas ao Presidente (da República) Edgar Lungu por ter feito "declarações insultuosas" contra ele antes de deixar o PF, em 2016.
"Teria falhado se não me tivesse desculpado publicamente junto do Presidente Lungu por todas as declarações insultuosas e as ofensas que lhe dirigi. Apresento-lhe publicamente as minhas desculpas”, declarou.
Por seu turno, o presidente da UPND, Hakainde Hchilema, agradeceu ao seu antigo vice-presidente Mwamba, pelos serviços prestados ao partido.
"Desejamos ao nosso irmão GBM o melhor no seu novo destino e nos seus projetos futuros. Apelamos aos membros do nosso partido e à nação para respeitar a decisão do nosso irmão (GBM), porque se trata de um direito democrático”, declarou Hichilema, num comunicado.
-0- PANA MM/VAO/ASA/BEH/MAR/IZ 23abril2019