Agência Panafricana de Notícias

Vice-ministro gabonês da Economia e Comércio esperado em

Bruxelas Bruxelas- Bélgica (PANA) -- O vice-ministro gabonês da Economia e Comércio, Paul Bunduku-Latha, é esperado sexta-feira em Bruxelas para uma visita de trabalho, soube-se de fonte oficial na capital belga.
Durante a sua estada em Bruxelas, Bunduku-Latha vai co- presidir, com Soraya Rodriguez, secretária de Estado espanhola para a Cooperação Internacional, os trabalhos do Conselho de Ministros dos países de África-Caraíbas- Pacífico (ACP) e os da União Europeia (UE) para uma segunda revisão quinquenal do Acordo de Cotonou assinado em Junho de 2000 entre os dois blocos.
As duas partes que deveriam ter concluido no mês de Fevereiro a segunda revisão do Acordo de Cotonou, já estão de acordo sobre vários pontos.
Os trabalhos do Conselho de Ministros conjunto ACP-UE vão debruçar-se sobre assuntos pendentes, nomeadamente a cláusula de "opt out" exigida pelos ACP para algumas disposições durante a ratificação do texto revisado.
Por outro lado, os Estados ACP continuam reticentes sobre a questão da imigração, no que diz respeito à readmissão dos migrantes clandestinos encontrados na Europa.
O último assunto pendente tem a ver com o diálogo político.
O Gabão assume a presidência em exercício do Grupo ACP, enquanto a Espanha assume a presidência em exercício da União Europeia.