Agência Panafricana de Notícias

Vice-ministro chinês do Comércio esperado no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) - O vice-ministro do Comércio da República Popular da China, Li Jinzao, deverá efetuar em setembro próximo ao Burundi uma visita de trabalho que será sancionada pela assinatura de acordos de financiamento superiores a 100 milhões de dólares americanos de projetos nos domínios da energia, das infraestruturas, das telecomunicações e da aviação civil, anunciou quarta-feira um comunicado oficial em Bujumbura.

O financiamento pela parte chinesa da construção duma barragem hidroelétrica de 80 milhões de dólares americanos figura entre os acordos previstos, indica o comunicado divulgado pelo Ministério burundês das Relações Exteriores e Cooperação Internacional.

A China deve financiar igualmente a extensão do projeto de construção do Palácio Presidencial a norte de Bujumbura, cujo custo não foi precisado.

O comunicado anuncia ainda a assinatura dum acordo de crédito concessional a favor da operacionalização da rede metropolitana de fibra ótica dum montante de 15 milhões de dólares americanos.

A China conta igualmente implicar-se mais para que a companha aérea Air Burundi possa retomar voos com os seus próprios aviões.

As relações comerciais entre os dois países estão atualmente desequilibradas a favor da China.

-0- PANA FB/JSG/MAR/TON 14agosto2013