Agência Panafricana de Notícias

Vice-Presidente sul-africano em exéquias de Presidente zambiano

Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) - O Vice-Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, partiu segunda-feira de manhã para Lusaka (Zâmbia) onde representará o seu país no funeral de Estado do defunto Presidente zambiano, Michael Sata, previsto para terça-feira.

A Presidência Sul-africana revela num comunicado que Ramaphosa vai inclinar-se com outros chefes de Estado e de Governo diante dos restos mortais de Sata numa cerimónia de homenagem na capital zambiana.

Ao transmitir as condolências do seu Governo, o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, disse que Sata pertencia à geração de líderes produzidos pela Zâmbia durante o período colonial e que continuaram renhidamente a luta anti-colonial.

"A sua morte lembra ao povo sul-africano o enorme sacrifício e o papel de primeiro plano que a Zâmbia desempenhou livrando a África do Sul do jugo da dominação colonial e do regime do apartheid", disse Zuma.

Segundo ele, a morte de Sata será duramente ressentida por organizações como a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a União Africana nas quais dava uma considerável contribuição.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/MAR/DD 10nov2014