Agência Panafricana de Notícias

Vice-Presidente sul-africano destaca eleições democráticas no país

Cidade do Cabo- África do Sul (PANA) -- O Vice-Presidente sul- africano, Kgalema Motlanthe, declarou que 2009 ficará nos anais como o ano em que a África do Sul organizou as quartas eleições democráticas da sua história que culminaram numa transição suave.
As eleições culminaram igualmente numa administratação engajada em perpetuar os valores que permitiram à nação continuar na boa via em 15 anos de liberdade, declarou Mothlante numa mensagem de Natal à nação arco-íris.
"No quadro da herança deixada pelos Presidentes Nelson Mandela e Thabo Mbeki, o Presidente Jacob Zuma definiu as prioridades do Governo que são a luta contra a pobreza, a criação de empregos e o crescimento da economia", sublinhou.
Notou que a África do Sul está a livrar-se progressiva, mas certamente das dificuldades da recessão graças à viabilidade do programa de restruturação das infraestruturas de vários biliões de dólares americanos que permitiu melhorar as condições de vida de numerosos Sul-Africanos em dificuldades.
"É igualmente reconfortante ver os nossos parceiros sociais que são as empresas, a sociedade civil e os sindicatos comprometer-se resolutamente junto do Governo a melhorar o nível da vida das populações, a lutar contra o HIV/Sida, a aplicar programas para a assistência dos deficientes físicos e mentais e a lutar contra as violências contra as mulheres e crianças", disse.
"Quero garantir ao nosso povo que a nossa determinação de lutar contra a criminalidade sob todas as suas formas continua inabalável.
Por isso felicito as mulheres e os homens da nossa Polícia que lutam contra esta criminalidade e fazem comparecer os transgressores em Tribunal", acrescentou o Vice-Presidente sul-africano.