Agência Panafricana de Notícias

Vice-Presidente norte-americano visita Quénia

Nairobi- Quénia (PANA)-- O Vice-Presidente norte-americano, Joe Biden, chegou segunda-feira à noite ao Quénia para uma visita de Estado de três dias a este país da África Oriental, bastante particular para a adiministração do Presidente Barack Obama.
A actual visita do Vice-Presidente norte-americano ao Quénia é vista como prenúncio da deslocação do Presidente Barack Obama a este país com o qual este último tem laços de sangue muito fortes.
O Presidente Obama, cujo pai foi um economista queniano, declarou, numa entrevista concedida à "Kenya Broadcasting Corporation (KBC)", que tencionava deslocar-se ao Quénia após o próximo referendo constitucional neste país, a 4 de Agosto.
Durante a sua visita, Biden, que se faz acompanhar da sua esposa, deve transmitir uma mensagem forte do Presidente Obama aos líderes quenianos sobre o seu desejo de ver realizado com urgência o sonho norte-americano duma reforma do Quénia.
Ele vai encontrar-se com o Presidente queniano, Mwai Kibaki, e com o primeiro- ministro, Raila Odinga, para discutir sobre questões bilaterais, tais como a insegurança no Corno de África, em particular a pirataria ao largo da Somália.
Biden deverá igualmente deslocar-se ao local do atentado à bomba contra a Embaixada norte-americana no Quénia antes de se reunir com os membros do Parlamento queniano.
Ele chegou a Nairobi vindo da cidade egípcia de Charm El-Cheikh, primeira etapa do seu périplo africano, que o conduzirá igualmente à África do Sul.
"Além das questões bilaterais, o Vice-Presidente norte-americano pronunciará também um discurso magistral sobre a importância das relações bilaterais americano-quenianas", indicou o Governo norte-americano num comunicado.