Agência Panafricana de Notícias

Vice-Presidente de Comissão Eleitoral do Burundi foge para Rwanda

Bujumbura, Burundi (PANA) - A Vice-Presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) do Burundi, Spès Caritas Nditoreye, e a sua colega encarregue da administração e finanças, IIIiminate Ndabahagamye, terão fugido para o Rwanda vizinho, segundo fontes seguras.

De acordo com um dos cinco comissários e porta-voz da CENI, Prospère Ntahorwamiye, não há ainda provas tangíveis destas fugas, enquanto outras fontes indicam que a Vice-Presidente deixou uma carta de demissão antes de rumar para o aeroporto internacional de Bujumbura para o Rwanda.

A CENI reconhece, contudo, que os dois membros supostamente em fuga não receberam missão oficial conhecida para se deslocar para o interior ou o exterior do país.

O porta-voz da CENI não desejou exprimir-se sobre as consequências previsíveis destas eventuais defeções antes de reunir todas as provas.

A CENI viveu nestes últimos dias outras dificuldades, como a retirada dos representantes influentes da Igreja Católica do Burundi de todos dos seus gabinetes provinciais e comunais encarregues de supervisioanr as eleições a uma semana dos escrutínios municipais e as legislativas combinadas de 5 de junho próximo.

A Igreja justificou a sua retirada por um processo eleitoral caraterizado por "lacunas" na sua organização e gestão.

A CENI já foi informada pelos principais partidos políticos da oposição do seu boicote das próximas eleições gerais deste ano.

-0- PANA FB/JSG/SOC/MAR/TON 31maio2015