Agência Panafricana de Notícias

Vice-Presidente chinês aguardado na Zâmbia

Lusaka, Zâmbia (PANA) – O Vice-Presidente da República Popular da China, Li Yuanchao, era esperado em Lusaka, a capital da Zâmbia, esta quarta-feira para uma visita oficial de quatro dias com vista a reforçar as relações de cooperação entre os dois países, soube-se de fontes oficiais.

À frente duma delegação de 21 altos responsáveis do Governo e de membros do Partido Comunista Chinês, Li Yuanchao vai efetuar uma visita à Zâmbia até 21 de junho corrente durante a qual está prevista a assinatura de oito acordos de subvenções e de empréstimos ao país africano.

O Vice-Presidente chinês, a mais importante autoridade chinesa que vem à Zâmbia desde que o Presidente Michael Sata chegou ao poder em 2012, visita o país a convite do seu homólogo zambiano, Guy Scott.

Durante a sua estada, o Vice-Presidente chinês será recebido em audiência pelo Presidente, manterá encontros privados com o primeiro Presidente do país, Kenneth Kaunda, e participará numa exposição fotográfica sobre o balanço da cooperação entre a Zâmbia e a China nos últimos 50 anos.

« O objetivo da visita é comemorar o jubileu de ouro da independência da Zâmbia e o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a Zâmbia, bem como a promoção das relações de cooperação entre os dois Governos e entre os partidos políticos dos dois países », declarou aos jornalistas o embaixador cessante da China na Zâmbia, Zhou Yuxiao.

Segundo o embaixador chinês, os outros projetos a serem examinados pelo Vice-Presidente são as subvenções concedidas à Zâmbia, a perfuração de poços, a extensão do hospital Levy Mwanawasa, do aeroporto internacional Kenneth Kaunda e a cooperação sobre os animais selvagens e florestas.

O investimento da China a favor da Zâmbia passou para três biliões 800 milhões de dólares americanos em 2013 contra três biliões 400 milhões de dólares americanos em 2012.

-0- PANA MM/VAO/MTA/IS/FK/TON 18junho2014