Agência Panafricana de Notícias

Vice-Presidente angolano na 68ª Assembleia Geral da ONU

Luanda, Angola (PANA) - O Vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente, é aguardado esta sexta-feira na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque (Estados Unidos), para participar na 68ª sessão da Assembleia Geral da organização mundial aberta terça-feira.

Neste evento a decorrer até 4 de outubro próximo sob o lema “Agenda de desenvolvimento pós-2015: definição do percurso”, Manuel Vicente deve discursar a 27 deste mês, em representação do chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.

Durante o debate geral, os Estados-membros da ONU vão debruçar-se sobre as principais questões da agenda internacional como a desertificação, a degradação do solo, e a seca no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, entre outros.

Vão também analisar a questão da resolução pacífica de conflitos, a reconstrução e o fortalecimento dos Estados frágeis e em situação de pós-conflito, o desarmamento e a tão esperada reforma do sistema das Nações Unidas.

Muitas vezes adiada por divergências entre os Estados-membros mais influentes da ONU, a reforma do sistema onusino visa principalmente democratizar o seu Conselho de Segurança, revitalizar a Assembleia Geral e reafirmar o papel central da ONU na governação global.

Os Estados-membros deverão ainda examinar o estado de implementação dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), a agenda de desenvolvimento pós-2015, a segurança alimentar mundial, o desarmamento nuclear e a migração internacional.

Os ODM constituem um compromisso assumido, em setembro de 2000, por 189 Estados-membros da ONU para erradicar a pobreza extrema, a fome e o analfabetismo no mundo, promover a igualdade entre os sexos, o empoderamento das mulheres, a saúde materno-infantil, a sustentabilidade ambiental e o combate ao HIV/Sida, malária e outras doenças.

À margem dos trabalhos da Assembleia Geral da ONU, Manuel Vicente participa sábado num almoço oferecido pela Missão Permanente de Angola junto da Organização das Nações Unidas.

No mesmo dia, o diretor para África e Médio Oriente do Ministério angolano das Relações Exteriores, Joaquim do Espírito Santos, representa Angola no Fórum sobre Lideranças Africanas, organizado pela African Business Magazine.

Por seu turno, os embaixadores Margarida Izata e Apolinário Correia representam Angola, domingo, no diálogo entre a sociedade civil, os governos e representantes do sistema das Nações Unidas em relação à Agenda pós-2015, organizado pelo gabinete da ONU para as Organizações não Governamentais (ONG).

-0- PANA IZ 20set2013