Veteranos do ANC pedem exclusão de "elementos corruptos" do Governo
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – Um grupo de heróis da libertação nacional ligados ao Congresso Nacional Africano (ANC) pediu ao Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, a demissão dos ministros corruptos no momento de formar o novo Governo saído das eleições gerais da semana passada.
O ANC obteve 57 porcento dos votos durante as últimas eleições, a primeira vez que o atual partido no poder na África do Sul obtém menos de 60 porcento dos sufrágios desde o advento da democracia neste país da África Austral, em 1994.
A maioria dos analistas imputam esta regressão à série de casos de corrupção associada ao mandato do ex-Presidente Jacob Zuma.
Os veteranos do ANC advertiram Ramaphosa contra o declínio do partido se ele não identificar e não excluir os membros “contra-revolucionários”, alguns dos quais ocupam posições de alto nível no partido.
Num comunicado apresentado como o primeiro de uma série que visa lutar contra “a corrupção e a apropriação dos bens do Estado”, estes veteranos, que são, entre outros, o presidente da Liga dos Veteranos do ANC, lsnuki Zikala, Wally Serote, Thami Ntenteni e Aziz Pahad, observam que o ANC está prestes a passar nas mãos de elementos corruptos, que estão agora bem enraizados.
"Na fase atual da revolução, a contra-revolução manifestou-se principalmente pelo desdobramento de inimigos do ANC e do que este representa. Vestidos com roupas do ANC, estes quadros conseguiram enganar o ANC e o povo, fazendo acreditar que eles representam uma tendência mais radical no seio do partido”, declararam os veteranos.
Ramahosa deve prestar juramento na próxima semana.
-0- PANA CU/MA/NFB/TBM/FK/IZ 15maio2019