Veredicto no caso de vítimas de prisão de Abu Slim, em Tripoli, adiado para Junho
Tripoli, Líbia (PANA) - O Tribunal de Relação de Tripoli adiou a audiência do veredito no caso das vítimas da prisão de Abu Slim para até 15 de junho próximo, soube a PANA de fonte oficial.
Trata-se de um processo que está no centro das atenções, depois da queda, em 2011, do então regime de Muamar Kadafi, acusado de ter massacrado mais de 1.200 detidos em 1996, na prisão de Abu Slim, na capital líbia.
A Associação das Famílias das Vítimas anunciou, quarta-feira, que o Tribunal de Relação de Trípoli anunciou a data de 15 de junho próximo para pronunciar o veredito contra os acusados no processo da prisão de Abu Slim, na presença das famílias das vítimas.
Em maio de 2021, a Segunda Câmara Criminal do Tribunal Supremo decidiu cassar a decisão tomada em 2019, relativamente ao processo da prisão de Abu Slim, pelo Tribunal de Relação de Trípoli, segundo a qual o crime foi anulado, no tocante a todos os acusados, devido ao prazo de prescrição.
Resolveu igualmente remeter o processo para exame por outra Câmara Penal do Tribunal de Relação de Trípoli.
O massacre da prisão de Abu Slim ocorreu a 29 de Junho de 1996, quando 1.269 prisioneiros foram mortos por guardas prisionais com armas de fogo, com o pretexto da sua rebelião e resistência à segurança no local.
Foi este assunto dos prisioneiros de Abu Slim que desencadeou a revolução de 17 de fevereiro de 2011 iniciada com manifestações das famílias das vítimas em Benghazi, no leste, o berço desta agitação.
Seis meses depois, os manifestantes conseguiram derrubar o então regime de Muamar Kadafi, depois de 42 anos de poder sem partilha.
-0- PANA BY/IS/DIM/DD 19maio2022