Agência Panafricana de Notícias

Vaticano vai celebrar 50 anos de relações diplomáticas com Zâmbia

Lusaka, Zâmbia (PANA) – O papa Francisco enviará para a Zâmbia, de 7 a 10 de novembro próximo, o seu secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé para celebrar o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Vaticano e aquele país da África Austral.

A visita foi dada a conhecer pelo núncio apostólico na Zâmbia e arcebispo do Malawi, Julio Murat, terça-feira, durante uma reunião em Lusaka com o Presidente zambiano, Edgar Lungu.

O arcebispo Murat declarou que o desenvolvimento é uma lembrança da proximidade do papa Francisco com a Igreja Católica e todas as pessoas da Zâmbia.

O núncio apostólico na Zâmbia e arcebispo do Malawi, Julio Murat, notou igualmente a expressão pertinente que o Presidente Edgar usou no seu discurso durante a cimeira das Nações Unidas em setembro último, quando agradeceu ao Sumo Pontífice pelas suas observações inspiradoras sobre a necessidade de as nações levarem a sério a questão da mudança climática e proteção do ambiente para o desenvolvimento sustentável.

O arcebispo Murat sublinhou, durante a reunião com o Presidente Lungu, a beleza e os recursos naturais da Zâmbia bem como a atualidade da carta encíclica do Santa Padre, o papa Francisco, Laudato sii, para a preservação da natureza e a utilização correta dos recursos naturais a favor dos cidadãos zambianos.

O arcebispo garantiu ao Presidente Lungu a vontade da Igreja Católica de contribuir para o crescimento do desenvolvimento espiritual e humano dos cidadãos zambianos, sem distinção.

-0- PANA MM/VAO/MTA/BEH/IBA/FK/IZ 21out2015