Vários "terroristas" mortos pela Força Multinacional Conjunta na Nigéria
Abuja, Nigéria (PANA) - A Força Multinacional Conjunta (MNJTF), mandatada para pôr fim à insurreição e resolver problemas de segurança transfronteiriços, na região do Lago Tchad, anunciou que as suas tropas mataram "vários terroristas e destruíram equipamento" da Província do Estado Islâmico da África Ocidental (ISWAP), em Tumbum Rego, no nordeste da Nigéria.
A ISWAP atua nas regiões de Arege, Malkonory e Tumbum Rego.
Em junho passado, a MNJTF matou 29 combatentes da ISWAP, na região ao redor do Lago Tchad.
A MNJTF é composta principalmente por unidades militares provenientes do Benin, dos Camarões, do Tchad, do Níger e da Nigéria.
O porta-voz do MNJTF, coronel Timothy Antigha, disse que os terroristas da ISWAP e seus equipamentos, incluindo armas, munições e logística, foram destruídos, no último fim de semana, em Tumbum Rego.
Ele explicou que a MNJTF e a Força Aérea Nigeriana atacaram e mataram vários insurgentes e destruíram seu equipamento, no sábado, quando estes últimos estavam prestes a lançar uma ofensiva contra as tropas governamentais.
"A avaliação dos danos causados pelos combates indica que a intervenção aérea teve um impacto devastador, uma vez que os esconderijos da ISWAP, em Tumbum Rego, foram destruídos", afirmou.
O coronel Antigha também acrescentou que as propriedades da ISWAP, em Mallam Zuberu e Alagarno, também foram igualmente atacadas e destruídas.
Da mesma forma, engenhos explosivos improvisados (EEI) colocados, na área de Layi Koura, em Nguigmi, República do Níger, foram descobertos e desativados pelas tropas.
Nas últimas semanas, bombistas suicidas da ISWAP atacaram Kaiga - Kindjiria, uma comunidade rural do Tchad, mas também Gubio, no Estado de Borno, Nigéria, para reavivar o seu sonho de estabelecer um califado no norte da Nigéria e em torno da bacia do lago Tchad.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/DIM/IZ 04set2019