Vários terroristas de Boko Haram/ISWAP eliminados na Nigéria
Abuja, Nigéria (PANA) - Vários presumíveis terroristas da seita islâmica Boko Haram na África Ocidental (ISWAP) foram mortos quinta-feira durante confrontos com as Forças Armadas na Nigéria, soube a PANA de soube oficial, em Abuja.
Os supostos terroristas teriam sido abatidos em várias operações levadas a cabo com sucesso por elementos das Forças Armadas da Nigéria.
Foram ainda detidos supostos colaboradores dos terroristas e resgatadas vítimas de rapto, para além da recuperação de gado roubado, da destruição de vários paióis de armas ilegais e do desmantelamento de grupos de menores armados ilegalmente.
O coordenador das relações públicas da defesa, general John Enenche, disse quinta-feira a jornalistas, em Abuja, que os 601 terroristas recentemente arrependidos da Boko Haram/ISWAP, treinados no âmbito da Operação "Safe Corridor", foram recebidos pelos respetivos governos estaduais, estando atualmente prestes a ser reintegrados nas suas comunidades de origem.
O general Enenche disse que, para que não incorram de novo em atividades terroristas, "as Forças Armadas, em colaboração com todos os intervenientes na operação, incluindo líderes tradicionais, religiosos e comunitários, bem como as suas famílias, desenvolveram modalidades para manterem este resultado positivo.
Além disso, ele avaliou as atividades militares entre 3 e 9 de setembro de 2020, nomeadamente as conquistas alcançadas, principalmente durante operações na região centro-norte do país.
O porta-voz da defesa frisou que os esforços das tropas contribuíram para restaurar a vida normal na zona, onde atividades agrícolas, sociais e económicas dos habitantes foram até então paralisadas por ataques dos bandidos.
-0- PANA MON/VAO/ASA/TBM/DIM/DD 10set2020