Agência Panafricana de Notícias

Vários grupos armados em Tripoli apoiam Plano de Paz da ONU

Tripoli, Líbia (PANA) - Vários grupos armados e batalhões militares na capital líbia, Trípoli, uniram em de "Força de Proteção de Tripoli", prometendo rejeitar o recurso à força para obter ganhos políticos e apoiar o Plano de ação do emissário das Nações unidas à Líbia, Ghassan Salamé.

Eles emitiram terça-feira à noite uma declaração conjunta na qual expressaram estes desejos pacíficos.

O Plano de Ação do chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL, sigla em inglês), Ghassan Salamé, inclui a organização de uma conferência nacional inclusiva no início de janeiro de 2019 e de eleições gerais na primavera do mesmo ano.

Sob a tutela do ministério do Interior do Governo da União nacional, a Força de Proteção de Trípoli, que inclui o Batalhão Revolucionários de Tripoli, a 8ª Força Al Nawassi, a Força de Dissuasão Conjunta Abou Slim e a Brigada Bab Tajoura, enumerou uma série de pontos, nomeadamente a preservação da segurança da capital, Tripoli, a proteção da vida e de propriedades dos civis, da propriedade pública e de instituições do Estado.

Comprometeu-se a proteger igualmente missões diplomáticas presentes na cidade capital, superar dificuldades de segurança diplomática e coordenar um mecanismo de trabalho comum a todos os serviços de segurança para permitir às missões diplomáticas na capital realizarem suas atividades.

Também vai facilitar o regresso de todas outras missões diplomáticas a Tripoli, bem como de trabalhar sem lesar a soberania nacional líbia, de acordo com os processos e controlos enunciados na Convenção de Viena de 1961 sobre relações diplomáticas

Também apoiará as instituições do Estado envolvidas na luta contra a corrupção administrativa e financeira e ajudará o poder judiciário a julgar os condenados por corrupção.

Os grupos armados também rejeitaram o uso da força para obter ganhos políticos, pedindo, ao mesmo tempo, a líderes e atores da sociedade líbia para assumirem as suas responsabilidades e tentarem pôr fim à divisão política para não agravarem divisões.

-0- PANA BY/DIM/DD 19dez2018