Agência Panafricana de Notícias

Vários chefes de Estados africanos na Tunísia para adoção de nova Constituição

Túnis, Tunísia (PANA) – Vários chefes de Estado africanos encontram-se em Túnis para participar na cerimónia solene de adoção da nova Constituição tunisina, etapa notável da transição democrática que vive o país que desencadeou a “Primavera Árabe”, constatou a PANA no local.

À sua chegada ao aeroporto de Túnis-Cartago, onde ele foi acolhido pelo seu homólogo, Moncef Marzouki, o Presidente do Senegal, Macky Sall, exprimiu o seu « orgulho de partilhar com os tunisinos a celebração da Constituição da sua Segunda República » e aproveitou esta oportunidade para « consolidar os laços históricos que existem entre os dois povos amigos ».

Acompanhado pela sua esposa, o Presidente gabonês, Ali Bongo Ondimba, declarou que ele veio « partilhar com a Tunísia este momento histórico do seu processo de transição”.

Os Presidentes maliano, Ibrahim Boubacar Keita, guineense, Alpha Condé, e tchadiano, Idriss Deby Itno, estão igualmente na capital tunisina.

Segundo uma fonte da Presidência tunisina, são esperados esta sexta-feira os chefes de Estado mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, francês, François Hollande, e libanês, Michel Sleiman, bem como o primeiro-ministro argelino, Abdelmalek Sellal, e o príncipe Moualy Rachid de Marrocos.

O príncipe Felipe, herdeiro do trono da Espanha, o emir Cheikh Jaber Moubarak Al-Ahmad Al Sabah, presidente do Conselho de Ministros do Kuwait, e o cheikh Hassem Ben Hamada Al Thani, representante do emir do Estado do Qatar, devem também participar na cerimónia.

Os Estados Unidos da América estarão representados pelo secretário de Estado adjunto para os Assuntos Magrebinos, William Roebuck, e Portugal pelo ex-Presidente Jorge Sampaio.

Vários presidentes de Parlamentos europeus e árabes e altos representantes das organizações regionais e internacionais vão deslocar-se a Túnis para o mesmo evento.

-0- PANA BB/JSG/FK/TON 7fev2014