Vários burkinabes manifestam-se para apoiar autoridades de transição no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Vários milhares de pessoas manifestaram-se este sábado em Ouagadougou e noutras cidades do país, em apoio às autoridades de transição, notou no local a PANA.
Esta manifestação ocorre dois dias após a denúncia pelas autoridades do Burkina Faso de uma "coligação internacional" contra o país.
Em Ouagadougou, foi o movimento "Faso Minha Pátria" que convidou as pessoas a dizerem "não" à tentativa de desestabilizar a nação burkinabe e reafirmarem o seu apoio às autoridades de3 transição.
"Não ao imperialismo! Não à ingerência nos assuntos de nosso país! Confiamos em nossas autoridades!", são, nomeadamente os slogans escandidos pelos manifestantes, que ostentavam as bandeiras do Burkina Fasé e da Rússia.
Os manifestantes exortaram às autoridades de transição a concentrarem-se na luta contra o terrorismo e a cooperarem com parceiros sinceros e capazes de ajudar o país.
Noutras cidades, como Bobo-Dioulasso (oeste) e Fada N'Gourma (leste), milhares de pessoas organizaram reuniões de apoio às autoridades de transição.
O ministro de Estado e ministro da Defesa e Antigos Combatentes, o major-coronel, Kassoum Coulibaly, denunciou, quarta-feira última uma "coligação internacional" contra o Burkina Faso, sem mencionar o nome do país, durante um encontro com representantes de organizações da sociedade civil sobre a luta contra o terrorismo.
O Burkina Faso está confrontado com ataques terroristas em várias das suas regiões, desde 2015, resultando em inúmeras vítimas e milhares de deslocados internos.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/MAR/DD 06maio2023